Pais devem preparar as crianças para o início do ano letivo. Adaptação é um dos desafios
Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - Está chegando ao fim as férias escolares. Falta apenas uma semana para que estudantes de escolas públicas e privadas retomem a rotina de estudos. Este ano, por causa dos jogos da Copa do Mundo, todas as escolas anteciparam a volta às aulas. Na rede estadual, o ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, junto com as unidades particulares. Já a Prefeitura do Rio estendeu o recesso em mais uma semana, por isso os estudantes só começam a estudar no dia 11 do mês que vem. As férias do meio do ano também acontecem mais cedo, entre 12 de junho e 13 de julho, período das competições.
Pais devem explicar%2C dias antes%2C como será a mudança da rotina das crianças%2C para reduzir o impacto com a volta às salas de aulaGetty Images
Para as famílias às voltas com a compra de uniforme, do material escolar e escolha do transporte, é preciso ainda ajudar crianças e adolescentes a se organizar e planejar o retorno sem estresse. Especialistas explicam que é possível seguir algumas recomendações para tornar mais fácil esse recomeço. “O ideal é que quem esteja mais seguro faça parte desta adaptação. Então, se o pai está mais seguro, é melhor que ele leve a criança à escola nestes primeiros dias, pois a criança sente a insegurança e o medo dos pais”, aconselha Rossana Manso, psicóloga da Escola Americana. Para facilitar a chegada de estudantes mais velhos (9 aos 13 anos), o colégio criou o ‘amigo conselheiro’, selecionado entre estudantes do 6º ano que são bons ouvintes e que se relacionem bem com todos.
“Eles se tornam agentes do bem, facilitando não só o convívio entre todos, mas a adaptação de novos amigos”, diz Rossana. Segundo ela, para que a criança não se sinta desprotegida é importante explicar a ela como funciona a mudança, seja em relação à rotina — informando a ela seus horários, trajetos etc. —, seja em relação à vida — explicando que é normal se sentir ansioso diante do novo.
Publicidade
DICAS
MATERIAL
Publicidade
Não deixe para a última hora a preparação do material, como uniforme, cadernos e livros.
VISITA AO LOCAL
Publicidade
Se for uma escola nova, leve a criança para conhecer o espaço onde ela ficará grande parte do dia, a sala de aula, as áreas de recreação, o refeitório. Assim, quando as aulas começarem, ela já estará em um lugar conhecido.
DORES E ENJOOS
Publicidade
A ansiedade com o início das aulas costuma levar muitas crianças a sofrer de enjoos, dores de cabeça e na barriga. Para evitar estes acontecimentos, os pais devem conversar com as crianças para tranquilizá-las quanto à mudança.
DORMIR CEDO
Publicidade
Nosso corpo demora alguns dias para voltar à rotina. Quem estuda pela manhã deve ir para a cama mais cedo nos dias que antecedem o retorno à escola.