Por thiago.antunes
Rio - Os alunos da rede estadual terão que esperar mais um pouco para saber se passaram de série ou não. A Secretaria Estadual de Educação prorrogou para o dia 21 a data para que os professores incluam todas as notas. O prazo, que terminaria nesta sexta, foi estendido por causa de problemas no sistema, dificultando o acesso de profissionais.
Professores reclamam que o sistema Conexão está fora do ar desde o dia 16 e que o problema ocorre todo o ano. O educador Armindo Lajas dos Santos, também da rede estadual, disse que passou um dia tentando incluir as notas, mas não conseguiu.
Publicidade
“Fiquei de 9h às 18h, mas o site era muito lento e a página sumia”, reclamou Armindo. Muitos profissionais desistem de incluir as notas e o aluno tem que ir à escola para saber o resultado. Os professores também são prejudicados. A inclusão de notas faz parte do processo de bonificação do profissional. “Se não lançamos, não temos bonificação pelo bom desempenho”, disse a professora Fernanda Figueiredo.
O congestionamento do site e a política de bonificação estão na pauta do Sindicato dos Professores do Rio (Sepe-RJ), que pretende marcar audiência com a Comissão de Educação da Alerj para expor os problemas.
Publicidade
“Entendemos que a inclusão de dados é serviço da secretaria. Muitos professores tomam remédio para ter paciência nesta hora. Recusam a pontuação e não ganham”, disse a diretora do Sepe Vera Nepomuceno.
A reclamação dos professores sobre a criação de um sistema para inclusão de notas dos alunos não se limita à baixa capacidade de transmissão de informação e a uma política de gratificação que contestam, mas também sobre violação nas notas, que acreditam ser para aumentar os índices de educação no Estado, como no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). A Secretaria de Educação informou que, devido ao grande fluxo de docentes lançando notas, em um dos dias houve lentidão no sistema,mas foi resolvido.
Publicidade