Por nicolas.satriano
Rio - Serão divulgados nesta segunda-feira os resultados para a chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições de nível superior para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Numa primeira etapa já encerrada - entre os dias 19 e 22 deste mês - os alunos que fizeram o Enem puderam optar pelos cursos de preferência e passarão ser chamados segundo notas de corte. A graduação de cada inscrito no sistema é estipulada com base no número de vagas e no total de inscritos nos cursos.
Dentro deste ambiente de expectativa diante do resultado, há espaço para uma gama de alunos, inclusive aqueles que, aos 51 anos, como Nilzete de Oliveira Coimbra prestaram pela primeira vez o Enem. Com o objetivo de realizar um sonho de anos, Nilzete, que trabalha em tempo integral e ainda arruma tempo para cuidar da casa e da família, pretende cursar Gestão Ambiental na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) de São Gonçalo. De acordo com ela, um sonho que adiou por muitos anos.

"Quero entender o que acontece com o meio ambiente. Eu chego a quase chorar quando vejo as reportagens. Se ficarmos esperando nossos governantes - que nada fazem - nós vamos ficar sem água."

Resultados do Sisu e Prouni saem nesta segunda-feiraLuiz Claudio Barbosa / Estadão Conteúdo

A crise hídrica atual, no entanto, é só mais um motivo que alavanca o desejo de Nilzete. A dona de casa se inscreveu para o turno da noite e, caso passe, entende que a rotina mudará muito, mas não daria um passo atrás: "Tenho esperanças. Na vida tudo é sacrifício. Eu preciso fazer este curso", contou.

E o nervosismo parece atingir também grande para dos teoricamente gabaritados com o clima de tensão pré-resultados. Para Thaís Teles da Silva, de 25 anos, já formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e que agora tenta uma vaga no curso de Nutrição na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a apreensão pelo resultado não é menor. Ela, ao contrário de Nilzete, não ficou apenas com Nutrição e se inscreveu também em licenciatura na mesma universidade pela qual é diplomada, UFRJ. "O bacharelado seria uma forma de ter o curso completo", ressaltou a jovem.

Prouni também divulga resultados

Publicidade
O Programa Universidade para Todos (Prouni) também divulga nesta segunda-feira o resultado das inscrições feitas por estudantes interessados em bolsas  de estudos disponibilizadas em universidades privadas. O Prouni concede bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública ou em particular Os estudantes com deficiência e os professores da rede pública que concorrem à licenciaturas também tem direito ao programa.

Publicidade


Publicidade