Por nicolas.satriano

Rio - Para complementar o currículo, profissionais de diversas áreas humanas têm buscado uma especialização em em psicanálise. E um dos objetivos no aprofundamento nesta área é proporcionar uma nova visão sobre as grandes transformações contemporâneas.

Entre os graves problemas que afligem a vida pessoal e a sociedade, muitos têm consequências ainda desconhecidas e são bastante complexos. Alguns exemplos são fanatismos, racismo e pessoas falando em tolerância; desorientação espiritual e uma enorme oferta de salvação; violência generalizada misturada com defesa constante dos direitos humanos; crescente desenvolvimento da tecnologia e atraso na mentalidade que a utiliza.

“A psicanálise tem se mostrado efetiva para dar contribuições originais e eficazes à compreensão e intervenção em diversos cenários. Por isso, para diversos profissionais, pode ser muito enriquecedor conhecer esta linha de pensamento”, explica a presidente da NovaMente, instituição que abrange o Colégio Freudiano do Rio de Janeiro, Rosane Araujo.

Para contribuir com esta discussão, a NovaMente oferece, em parceria com a Universidade Candido Mendes, o curso de pós-graduação em Psicanálise e Ciências Humanas, que está com inscrições abertas para sua segunda turma, com início em março.

“O diferencial desta pós-graduação está em oferecer dispositivos de estudo e aperfeiçoamento técnico sobre a mente e sua interface com acontecimentos contemporâneos. Além disso, este curso de especialização apresenta uma nova teoria do conhecimento e uma nova abordagem das ciências humanas ao articular os fundamentos dos estudos da mente (ciências cognitivas, neurociências, filosofia da mente e psicanálise) à questão da tecnologia e do artificialismo genérico”, afirma Rosane, que coordena o curso.

Aberto a graduados em qualquer área de conhecimento, a pós-graduação terá aulas toda terça-feira e na última quinta-feira do mês, sempre das 18h às 22h, com carga horária total de 360 horas, além do Trabalho de Conclusão de Curso.


Você pode gostar