'Vazamento' de prova e redação do Enem é falso, garante o MEC

Imagens circularam pelas redes sociais

Por thiago.antunes

Rio - A uma semana da maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, reproduções de supostas provas desta edição ganharam as redes sociais e levantaram polêmica. Prontamente, porém, o Inep, responsável pela aplicação do teste, garantiu pelo Twitter que o ‘vazamento’ é falso.

As imagens mostram capas dos cadernos de perguntas (rosa, do primeiro dia, e azul, do segundo) e um suposto tema da redação, que falaria sobre os prós e contras da terceirização dos serviços nas empresas. Nota-se claramente, nesta foto, uma montagem malfeita.

'Foto' mostra suposto tema da redação. Inep afirma que é 'fake'Reprodução Internet

A segurança pelo sigilo do exame está reforçada. Agentes da Inteligência da Polícia Federal estão cruzando dados de candidatos e de fiscais; nos locais de prova, todos passarão por detectores de metal para impedir o uso de celulares, sobretudo nos banheiros, e outro time fará a vigilância das redes sociais, para localizar vazamentos. Até as rotas dos caminhões com o material do Enem terão reforço da polícia.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia