Móveis ajudam a definir espaços em apartamento de 38 m²

Áreas integradas marcam presença no imóvel e itens como bancada e aparador contribuem para delimitar o ambiente

Por paulo.gomes

São Paulo - O objetivo era conseguir espaço para o maior número de ambientes possível. Mas não se tratava de uma tarefa simples, pois o imóvel tinha somente 38 m². A arquiteta Marília Castilho apostou logo na integração e usou móveis que ajudassem a delimitar os espaços sem afetar a amplitude do local. “O aparador e a bancada, por exemplo, funcionaram bem no momento de definir as áreas. E, por terem nichos, ainda ajudaram a melhorar a organização”, afirma.

O apartamento de 38 m² planejado por Marília Castilho conta com móveis para delimitar os ambientes integradosDivulgação

Vidros e espelhos também marcaram presença no imóvel localizado no Morumbi, em São Paulo. Sala de estar e quarto foram separados por um grande vidro, garantindo amplitude e perspectiva de integração. “A TV foi mais um trunfo: instalamos o aparelho de forma que pudesse atender dois espaços”, diz a arquiteta.

A arquiteta aproveitou os espaços da bancada e da prateleira instalada próxima ao teto. Destaque ainda para o amarelo dos armáriosDivulgação

Para aproveitar a totalidade do apartamento, Marília recorreu até mesmo a cantos estreitos. A sala de estar recebeu prateleiras próximas ao teto e quadros invadiram o local.

O ambiente da cozinha foi outro cujo aproveitamento alcançou áreas de difícil acesso. “Tínhamos apenas uma parede disponível e era preciso otimizar ao máximo o trabalho. Instalamos armários em toda parte superior”, afirma. O apartamento ganhou uma base neutra na decoração, para evitar a perda de amplitude, e elementos coloridos foram espalhados pelo imóvel, o que conferiu um visual jovem e descolado.

O espaço da varanda pode ser aproveitado como mais um local de convívio socialDivulgação

As informações são de Bruna Bessi

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia