Por paulo.gomes
São Paulo - A proposta do escritório FGMF no apartamento de 320 m², localizado no bairro de Perdizes, em São Paulo, era aproveitar a varanda generosa e os grandes panos de vidro. A primeira medida tomada pelos arquitetos foi caprichar no paisagismo e evitar o fechamento dos ambientes. “Queríamos incrementar a área externa e, para tanto, usamos plantas e móveis baixos que não atrapalhassem a vista do local”, afirma Rodrigo Marcondes Ferraz, um dos profissionais envolvidos na reforma.
Ambientes integrados eram a prioridade dos arquitetos do escritório FGMF. O projeto tem ares de verão principalmente pela leveza decorativaDivulgação

O objetivo de manter a fluidez da entrada de luz solar também se estendeu na hora de integrar a varanda e as salas de estar e jantar do imóvel. Tal medida ampliou o tamanho dos ambientes e garantiu a sensação de continuidade. A decoração clean do apartamento foi marcada pelo uso de tonalidades claras, materiais naturais e poucos móveis. Além disso, os arquitetos do FGMF usaram o recurso da iluminação embutida no forro de gesso e de luminárias de chão para pontuar focos do cenário.

A decoração ganhou ainda mais frescor de verão quando revestimentos frios foram usados. “Pensamos em conseguir um aspecto diferente na parede do banheiro. A saída foi revestir com calcário. O resultado foi ótimo e conseguimos a textura desejada”, diz o arquiteto. Outro ponto alto do projeto foi o armário embutido do home theater, que assume a função de bar e, quando fechado, pode ser confundido com uma parede comum.
Publicidade
As informações são de Bruna Bessi