Por paulo.gomes

Rio - As administradoras de condomínios agora podem ser avaliadas pelo Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial (Procondo), iniciativa da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Ababi). O objetivo é garantir a excelência do serviço prestado pelas empresas certificadas, dando mais segurança a síndicos e condôminos. O Procondo está disponível para as administradoras que estão há mais de cinco anos no mercado e que passem pela auditoria dos principais itens que fazem parte da prestação do serviço. A certificação tem revisão anual e validade de três anos. Após esse período, uma nova auditoria deverá ser realizada para a manutenção do certificado.

Segundo a presidente da Abadi, Deborah O’Dena Mendonça, o programa traz ganhos para o mercado e para os consumidores, valorizando a atividade condominial.

“Com o Procondo, a Abadi promove um mercado mais saudável e, por consequência, beneficia o consumidor final, os condomínios, que terão acesso a um serviço de excelência”, comenta Deborah.

As empresas que administram imóveis oferecem assessoria para questões como gestão de Recursos Humanos, contas a pagar e a receber, além de aspectos jurídicos e legais e outros assuntos administrativos. Entre os desafios a serem cumpridos estão honrar com os acordos trabalhistas, fazer o pagamento correto das cargas horárias dos funcionários, analisar com atenção os contratos das prestadoras de serviços, treinar funcionários e manter a saúde financeira do edifício.

Para Fernando Schneider, diretor da Apsa, a iniciativa sensibiliza a opinião pública para a importância da profissionalização da atividade.

“Hoje no mercado há muita gente não qualificada prestando serviço. E nem sempre o cliente consegue perceber isso ou investigar para descobrir se a empresa é séria, se recolhe os impostos, etc. Agora ele poderá atuar também como um fiscalizador do serviço e poderá contratar o trabalho de gestão com mais confiança”, destaca.

Você pode gostar