Por tiago.frederico

Rio - Um esquema foi montado pelo MetrôRio para atender aos eventos que acontecerão na Praia de Copacabana, nesta quinta e sexta-feira, com participação do Papa Francisco. Nestes dois dias, a operação especial, similar à montada pela concessionária no réveillon, começará sempre às 12h e se estenderá até às 5h do dia seguinte. Durante este período, o acesso ao metrô se dará somente através do cartão horário, cuja comercialização se iniciou no último dia oito de julho, em 11 estações.

O cartão será comercializado, até esta quarta-feira, somente nas estações Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória. Durante a Operação Especial da Jornada Mundial da Juventude, não será aceito nenhum outro tipo de cartão para embarque nas estações. Para a viagem de ida, o usuários terão à sua disposição sete faixas de horário, entre 12h e 19h, e deverão comprar os cartões correspondentes ao horário que desejam viajar. A volta acontecerá sem horário marcado, entre 19h e 5h do dia seguinte, mas também será com cartão pré-adquirido.

Multidão acompanhou passagem do Papa pela Basílica de Aparecida nesta quartaEFE


Nesta quarta, no sábado e domingo, a operação ocorre normalmente, com todas as estações do sistema abertas e com o uso de todos os tipos de cartões (Pré-Pago, Unitário e RioCard e Cartão Peregrino), para embarque.

Como fica a operação na quinta e sexta-feira

Por ser feriado, nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26, a operação do MetrôRio se iniciará às 7h. Entre às 7h e 12h, a operação será normal, com todas as estações do sistema abertas e uso de todos os tipos de cartões (Pré-Pago, Unitário e RioCard e Cartão Peregrino).

Ida para Copacabana

A partir das 12h, terá início a Operação Especial. A Estação Cantagalo será fechada e os trens farão os trajetos usuais das linhas (Linha 1, entre Saens Peña e Siqueira Campos; Linha 2, entre Pavuna e Botafogo). Porém, para uma melhor organização do tráfego de passageiros, similar à adotada na Copa das Confederações, os desembarques se darão em estações diferenciadas, de acordo com a linha. Os trens da Linha 1 não pararão na Estação Botafogo, que será de uso exclusivo para o desembarque da Linha 2. Usuários da Linha 1 deverão desembarcar nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos.

Papa celebrou missa em AparecidaSeverino Silva / Agência O Dia


As estações Botafogo e Cardeal Arcoverde estarão fechadas para embarque. Os usuários que desejarem sair de Copacabana terão a opção da Estação Siqueira Campos.

Volta de Copacabana

Para a viagem de retorno, que acontecerá entre 19h e 5h do dia seguinte, somente as estações Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Botafogo estarão abertas para embarque. No período da volta, as demais estações estarão abertas somente para desembarque.

Metrô Na Superfície e Integrações Expressas

O serviço Metrô Na Superfície e as linhas de integração encerrarão a venda de cartões e bilhetes às 11h e interromperão a circulação às 12h. Usuários poderão embarcar nas estações do MetrôRio após as 19h de quinta e sexta-feira.

Na linha 1, ficarão abertas estações entre Flamengo e Saens Peña. Na linha 2, passageiros poderão embarcar entre as estações Flamengo e Pavuna.

Para facilitar os deslocamentos dos usuários que trabalharão na quinta e sexta-feira, a concessionária decidiu fazer uma alteração na Operação Especial para os eventos da JMJ em Copacabana. Entre 19h e 0h dos dois dias, estarão abertas para embarque, com todos os tipos de cartão, as demais estações entre Flamengo e Saens Peña (Linha 1) e Flamengo e Pavuna (Linha 2).

Centenas de pessoas ficaram sem transporte por causa do fehamento do metrô nesta terça. Na imagem%2C a Estação Carioca lotadaJoão Laet / Agência O Dia


Nas estações Botafogo, Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos, o embarque se dará somente com o Cartão Horário, que continua sendo comercializado até quarta-feira (24/07) em seis estações da Concessionária (Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória). A Estação Cantagalo permanecerá fechada durante a Operação Especial.

As 31 estações, que inicialmente ficariam abertas apenas para desembarque, funcionarão em esquema diferenciado. Apenas os acessos principais estarão abertos e o número de bilheterias será menor do que os dos dias úteis. Desta forma, a concessionária recomenda ao usuário que ele compre a viagem de volta juntamente com a de ida ou então mantenha seu Cartão Pré-Pago com créditos. Quem utiliza o RioCard e o Cartão Peregrino poderá embarcar tranquilamente.

Ao embarcar nestas estações, o usuário poderá viajar para qualquer outra estação do sistema, à exceção de Cardeal Arcoverde, que estará fechada para desembarque, por ser um dos principais pontos de embarque dos peregrinos que, neste momento, estarão deixando os eventos em Copacabana.

Você pode gostar