Por cadu.bruno

Aparecida - Chove forte em Aparecida na manhã desta quarta-feira. Apesar do tempo ruim, milhares de pessoas vindas de todo o país e algumas do exterior, entre elas, muitos idosos, estão à espera do Papa Francisco, que visista o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A temperatura na cidade no interior de São Paulo beira os 6°C.

A Via Dutra tem trânsito complicado, com acessos bloqueados nas saídas 71 e 74. Romeiros só têm passagem pelo acesso 67, em Guaratinguetá.

Papa chega na Base Aérea antes de embarcar rumo a AparecidaAlessandro Costa / Agência O Dia

Milhares de pessoas passaram a noite sem dormir à espera do pontífice. Às 4h30, não havia mais vaga nos estacionamentos. A entrada de carros e ônibus foi controlada para que a quantidade ficassem em pouco mais de 2 mil.

Alguns fiéis improvisaram barracas com plásticos outros vieram prevenidos com barracas de acampamento, capa de chuva, casacos, forros e até cobertores enrolados no corpo.

Além dos peregrinos na fila, uma multidão já ocupa a praça em frente à basílica para acompanhar a chegada do Santo Padre e a cerimônia por meio de telões. Pela programação oficial, o pontífice deveria chegar às 9h30, mas pode haver um atraso de meia hora em razão da mudança no esquema da viagem do Rio até Aparecida.

O Santo Padre viria de helicóptero, mas com o tempo chuvoso os organizadores decidiram usar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com desembarque previsto na cidade vizinha, em São José dos Campos, de onde o trajeto poderá ser finalizado de helicóptero ou de carro. Vai depender das condições do tempo.

A missa deve ser celebrada às 10h30 e, ao término, o papa Francisco irá até a Tribuna Bento XVI, que fica na parte de fora da basílica, para dar a bênção aos devotos. Às 12h30, ele deixa o Santuário Nacional em direção ao Seminário Bom Jesus, percorrendo as ruas da cidade no papamóvel.

Às 15h30, ele retorna à basílica de papamóvel, encerrando a visita por volta das 16h. Esta é a terceira visita de um papa a Aparecida. João Paulo II esteve neste local, em 1980 e Bento XVI, em 2007. Nesse mesmo ano, o cardeal Jorge Mário Bergoglio, hoje Papa Francisco, participou em Aparecida da 5ª Conferência Episcopal Latino-Americana.



Você pode gostar