Papa Francisco desembarca em Aparecida

Cerca de 200 mil fieis se concentram na Basílica de Nossa Senhora Aparecida para acompanhar celebração

Por cadu.bruno

Aparecida - O Papa Francisco chegou a Aparecida, interior de São Paulo, por volta das 10h19 desta quarta-feira. O pontífice embarcou em um jato da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão, na Zona Norte, e seguiu para São José dos Campos, onde embarcou em um helicóptero rumo a Aparecida.

O Santo Padre foi recepcionado pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno e demais autoridades eclesiásticas, além de políticos. Ele seguiu de papamóvel do heliponto até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Papa abençoa criança em AparecidaReprodução TV

Cerca de 200 mil fieis aplaudiram, cantaram e saudaram o pontífice com bandeirolas brancas. No santuário, o Papa venerou a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Durante sua fala, Francisco citou a santa como sua mãe, pediu proteção em sua jornada papal e entregou flores.

Ele estava acompanhado de sacerdotes redentoristas e diocesanos, além da comitiva papal. Em seguida, Francisco participa de uma missa, na qual fará a homília (pregação religiosa).

Papa é recepcionado por fiéis em AparecidaReuters

Apenas 15 mil fiéis foram autorizados a entrar na basílica dedicada a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, que tem capacidade para 30 mil pessoas. Os responsáveis pelo santuário decidiram limitar o número de presentes para facilitar o deslocamento em seu interior e por razões de segurança.

Fiéis acompanham missa por telões

Outra grande parte de preregrinos assiste à missa em telões instalados nos estacionamentos da basílica e poderá ver Francisco quando o Papa sair à Praça dos Apóstolos para abençoar a multidão.

Chuva não foi capaz de desanimar peregrinosReuters

De acordo com o chefe de comunicação social da PM, capitão Antero Alves Beraldo, desde a manhã desta segunda não foi registrada nenhuma ocorrência grave. Alguns fiéis foram socorridos, após passarem mal, devido ao longo período de espera em filas. Segundo o capitão Beraldo, tratam-se de ocorrências normais, típicas de um dia de grande movimento.

Após a missa, o pontífice deve seguir de papamóvel pelas ruas da cidade. Às 13h, ele dará a benção à imagem de Frei Galvão, no Seminário Bom Jesus, onde almoça e depois descansa antes de retornar ao Rio, às 16h.

Francisco, que iniciou na segunda-feira a visita de uma semana ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude, solicitou que sua agenda no país incluísse uma visita ao santuário por ser um devoto de Nossa Senhora.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia