Por thiago.antunes

Rio - A Prefeitura apresentou, nesta quinta-feira, o esquema especial de mobilidade para a oração do Angelus, que será feita pelo Papa Francisco, na sacada do Palácio São Joaquim, no bairro da Glória, nesta sexta-feira, às 12h.

Antes do evento, o Pontífice vai se deslocar em carro aberto, no trecho entre o Theatro Municipal e o Palácio São Joaquim. A operação se inicia às 6h desta sexta-feira com proibições de estacionamento. As interdições de vias começam às 10h. O esquema especial tem previsão de término às 14h com a reabertura das ruas impactadas pelo evento.

Toda a operação contará com 300 agentes da Guarda Municipal e controladores da CET-Rio. Serão empregados também 25 veículos operacionais e 30 motocicletas para monitoramento de toda a área do evento e para rápido deslocamento, em caso de alguma necessidade.

Ao todo serão 16 painéis de mensagens variáveis - entre fixos e móveis - informando sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, 10 reboques da CET-Rio serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

Como chegar 

Metrô - Utilizar estações Glória e Catete.

Principais interdições

A partir das 10h, a circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias: Avenida Rio Branco, a partir da Avenida Almirante Barroso; Rua Mestre Valentin; Rua Teixeira de Freitas; Rua Augusto Severo; Rua da Glória; Rua do Russel; Rua do Catete e acesso às ruas Benjamim Constant e Santo Amaro,

Somente veículos autorizados relacionados ao evento e devidamente identificados poderão circular nas áreas bloqueadas.

Rotas alternativas

Para acessar a Zona Sul, dar preferência aos túneis Santa Bárbara e Rebouças.

Proibição de estacionamento

Para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança dos pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento não será permitido a partir das 17h desta quinta-feira nas seguintes vias: Rua Augusto Severo; Rua da Glória; Rua do Catete; Rua do Russel e Largo da Glória.

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Você pode gostar