Batalhão de Choque segue para Copacabana

Nova manifestação está marcada em local onde o Papa Francisco fará a Via Sacra no bairro

Por thiago.antunes

Rio - Policiais militares do Batalhão de Choque (BPChq) seguem em comboio para a Praia de Copacabana, onde o Papa Francisco fará a Via Sacra da Jornada Mundial da Juventude, por volta das 18h. Uma nova manifestação está marcada para o mesmo horário da celebração, às 18h. 

Neste momento, cerca de 100 manifestantes se concentram na Estação Cardeal Arcoverde do metrô. O transporte do Sumo Pontífice até o local é feito de helicóptero. Mais de um milhão de pessoas são esperadas para a cerimônia.  

'Preciso dessa bênção para viver lá fora', diz jovem que se reuniu com Papa

Oito jovens infratores, que cumprem pena de restrição à liberdade no Rio de Janeiro, se reuniram na manhã desta sexta-feira com o Papa Francisco no Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese.

Papa Francisco discursa para multidão no Palácio São Joaquim%2C na GlóriaEstefan Radovicz / Agência O Dia

Seis homens e duas mulheres entre 16 e 18 anos, internados em três unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do estado (Degase), puderam conversar por alguns minutos com o pontífice.

Segundo nota divulgada pelo Governo do Rio, uma das jovens que participaram do encontro é uma adolescente de 18 anos que, em duas semanas, voltará ao convívio social. Ela considerou a bênção recebida do pontífice um estímulo para refazer sua vida. “Deus me deu essa oportunidade. Preciso dessa bênção para viver lá fora”, disse a jovem.

No dia dos avós, Papa reza oração e emociona fiéis

O Papa Francisco emocionou uma multidão de fiéis nesta sexta-feira ao rezar a oração Angelus, que simboliza o anúncio do nascimento de Cristo, no Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese do Rio, na Glória, Zona Sul da cidade. A oração costuma ser feita diariamente às 6h, 12h e 18h e uma vez por semana o Papa a faz publicamente, no Vaticano.

O pontífice iniciou a oração pontualmente ao meio-dia e falou da importância dos avós e do diálogo entre a família. Nesta sexta-feira, dia 26 de julho, é celebrado o dia dos avós, por conta da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

"Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé. Olhando para o ambiente familiar, queria destacar uma coisa. Hoje, na festa de São Joaquim e Santana, no Brasil se celebra a festa dos avós. Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade", disse.

Após ouvir a confissão de cinco jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude, na Quinta da Boa Vista, na manhã desta sexta-feira, o Papa desceu do veículo fechado, no meio do caminho entre São Cristóvão e a Glória, e entrou no papamóvel para percorrer o restante do trajeto. O pontífice seguia para o Palácio São Joaquim, onde terá um breve encontro com jovens detentos e fará a oração do Angelus, na sacada central do palácio.

O pontífice foi acompanhado por uma multidão no trajeto. Em certo momento ele desceu do papamóvel e se aproximou de um grupo de idosos. Ele abraçou uma senhora que tentava tocá-lo

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia