Por cadu.bruno

Rio - “Inesquecível festa de acolhida em Copacabana! Que Deus lhes abençoe a todos!”. Esse foi o comentário do Papa Francisco, em sua conta no Twitter (@pontifex), na manhã desta sexta-feira, sobre a Festa da Acolhida, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que reuniu nesta quinta à noite cerca de 1 milhão de pessoas na Praia de Copacabana.

Missa emociona na Zona Sul

"Se o prato falta sal, botamos sal. Se falta azeite, botamos azeite. Botem fé que a vida terá um sabor novo. Botem esperança, que o futuro será luminoso. Ponha Cristo nas tuas vida que terão uma vida fecunda". Com estas palavras, o Papa Francisco encerrou a missa de Acolhida aos Jovens em Copacabana, na noite desta quinta-feira.

Papa Francisco beijou criança durante passagem pelas ruas do Centro nesta sextaEfe


A celebração terminou por volta das 19h40 e mais de um milhão de fiéis acompanharam. O Sumo Pontífice elogiou a disposição dos cariocas. "Eu sempre ouvi dizer que carioca não gosta de frio e chuva, mas a fé é mais forte. Parabéns, vocês são verdadeiros guerreiros". Desde cedo, milhares de peregrinos aguardavam na praia. Nem a chuva que caiu sob a cidade fez as pessoas saírem do local. Muitos peregrinos passaram mal por conta do frio e da aglomeração na multidão. Eles foram atendidos por socorristas de plantão.

Um mar de bandeiras invadiu as areias de Copacabana. Do alto dos edificios na Orla, famílias participaram da celebração nos apartamentos, com bandeiras. Às 16h15 chegou a Cruz Peregrina e a imagem de Virgem Maria, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegaram ao local. Durante toda a tarde, bandas nacionais e estrangeiras se revezaram no palco para atrair os peregrinos e espantar o frio e a chuva.

Durante o trajeto do Papa, que parou no Forte de Copacabana, navios da Marinha fizeram o patrulhamento no mar. Às 17h20, o Pontífice percorreu o trajeto de quatro quilômetros. A todo momento, as participações no palco eram emitidas simultaneamente em italiano, português, espanhol, inglês e francês. A celebração foi toda em espanhol.

O cardeal-arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, abriu a missa. Ele lembrou que a primeira JMJ foi realizada em Buenos Aires, cidade natal de Francisco, em 1987. "Depois de 26 anos, a Jornada volta à America Latina. Jovens de corações abertos recebem o Papa. A casa é nossa. Copacabana, em homenagem à Nossa Senhora, presencia essa verdadeira celebração de fé. Jovens de quase 180 países, dos cinco continentes, que vieram para o Brasil com sacrifício e enfrentando dificuldades, nós os saudamos com toda a alegria de nossos corações. Obrigado por ir ao encontro de nossos irmãos mais solicitados", disse Dom Orani.


Você pode gostar