Por julia.amin
Publicado 27/07/2013 00:27 | Atualizado 27/07/2013 01:26

Rio - A prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira a nova rota de peregrinação dos fiéis da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com a transferência do local do evento de Guaratiba para a Praia de Copacabana, os fiéis iniciarão o percurso de 9,5km na Central do Brasil, no sábado, e rumarão até Copacabana, onde passarão a noite na vigília até a missa do Papa no domingo.

A peregrinação começa às 7h do sábado. O kit da Vigília deverá ser retirado na altura do Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo.

O trajeto completo é: Central do Brasil, Avenida Presidente Vargas, Avenida Rio Branco, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo, Túnel Novo e Copacabana. Às 19h, a Vigília é oficialmente aberta com missa conduzida por Francisco.

Use roupas e sapatos confortáveisAlexandre Brum / Agência O Dia

Após a celebração, com término previsto para as 21h, os fiéis que quiserem podem ficaram no local para a vigília. Às 10h de domingo, o Pontífice realiza a Missa de Envio.

Esquema de trânsito

À meia-noite deste sábado o aterro será fechado para a montagem de estruturas. Às 7h, todo percurso da caminhada já estará exclusivamente destinado à circulação de pedestres. Ao meio-dia, iniciam-se os bloqueios em Copacabana para a Vigília.

A CET-Rio recomenda que os peregrinos cheguem à Central do Brasil através de trem, metrô e ônibus. Fiéis provenientes da Zona Oeste devem usar preferencialmente o trem. A BRT Transoeste estará operando a plena capacidade na ligação Santa Cruz - Alvorada, com reforço de ônibus alimentadores na conexão Alvorada - Central ou Alvorada - Zona Sul.

Prepare-se para a caminhada

Atleta de Cristo tira peregrinação de letra, mas nunca é demais lembrar que a carne é fraca e pode sentir a caminhada de 9,5 km (a ser vencida em duas horas) e a noite ao relento da Vigília de logo mais. Coordenador-técnico da DanSports Assessoria Esportiva, Daniel Lima reuniu dicas para os fiéis. E começa com o café da manhã de hoje.

“Faça o desjejum a que está acostumado”. No meio do caminho tem o kit-vigília, mas Daniel recomenda levar frutas, como banana e maçã, e sobretudo água. “Ao menos dois litros.” Veja todas as recomendações de Daniel ao lado.

Missionárias no México, as primas Claudia e Ingrid estão acostumadas a cobrir grandes distâncias para levar a fé a povoados isolados. “Já andamos até 20 km”, lembra Claudia. E ela dá a sua dica para quem vai caminhar e pernoitar. “Mais importante que a alimentação é o espírito. Vamos cantando”, conta.

Você pode gostar