Por bferreira

Rio - O inverno não é desculpa para não se praticar exercícios físicos e manter a saúde em dia. Antes da malhação, contudo, alongamento, aquecimento e roupas adequadas são dicas importantes a qualquer esportista para evitar outros males.

Cardiologista da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro, Marco Aurélio Gomes explica, por exemplo, que as pessoas devem evitar fazer exercícios o tempo todo vestidas de agasalho. “É preciso eliminar o calor do corpo, se não pode ocorrer uma situação semelhante à febre”, disse.

Já o professor de Educação Física Marcelo Versiani recomenda sessão de aquecimento antes de qualquer atividade. “No inverno o aquecimento deve ser mais longo do que nas outras estações, porque a musculatura fica mais contraída”, explica. Além disso, explica Versiani, com a temperatura corporal elevada, “há maior produção do líquido sinovial (que lubrifica as articulações), o que evita atritos articulares e lesões”. Já o alongamento deve ser feito antes e depois dos exercícios. “Aumenta a flexibilidade e diminui o risco de dores lombares”, avisa.

Reclamo no inverno, mas adoro nadar’

Ex-nadadora do nado sincronizado Clarisse Castro, 32, continua com a prática, mas sem competir. Mesmo no inverno, ela não deixa de nadar na praia.

Antes de entrar na água, ela toma alguns cuidados. Usa roupas de borracha (próprias para o nado) para manter a temperatura do corpo, além de fazer aquecimento.

“Reclamo do frio, mas eu adoro nadar. Sinto um bem-estar incrível, além do exercício fazer bem à saúde. As coisas boas superam a temperatura”, disse.

Você pode gostar