Por juliana.stefanelli

Tóquio (Japão) - O vulcão japonês Sakurajima, situado no sul do arquipélago, entrou neste domingo em erupção e provocou uma grande nuvem de cinzas de até 5.000 metros de altura, embora não tenham sido registrados danos significativos nem feridos, segundo informou a emissora japonesa "NHK".

O vulcão de 1.117 metros se ativou e cobriu de cinzas e pó a cidade de Kagoshima, depois de lançar rochas a uma distância de 1.800 metros e gerar alguns rios de lava de até um quilômetro na face sudeste da montanha.

Sacurajima lançou rochas a uma distância de 1.800 metrosEFE

A enorme nuvem provocada pela erupção paralisou temporariamente os serviços ferroviários em Kagoshima, onde até um total de 60 caminhões de limpeza foram usados para tirar as cinzas acumuladas nas ruas para se poder retomar a normalidade. Apesar de ter se tratado de uma única erupção, a cratera do Sakurajima continua fumegante, o que fez com que o vulcão quase não seja visível, por se encontrar envolvido em cinzas.

A Agência de Meteorologia japonesa decretou nos arredores da montanha o alerta laranja de nível 3, dentro da escala de 5, com a qual pede à população para não se aproximar do vulcão. Embora não considere que haja sinais de uma iminente erupção no Sakurajima, a agência não descartou que possam acontecer erupções da mesma intensidade em breve.

Você pode gostar