Por bferreira

Rio - A perda da mãe, vítima de câncer de mama, e o fato de ter 85% de chances de desenvolver a mesma doença levaram a paranaense Kelly Cristina Almeida, 30 anos, a uma atitude radical: retirar os dois seios. A dupla mastectomia, mesmo procedimento feito pela atriz americana Angelina Jolie em fevereiro, foi realizada no dia 12 deste mês, em Curitiba.

Kelly: 85% de chance de ter câncerReprodução

Conforme O DIA noticiou em maio, a dona de casa de Paranaguá, no Paraná, tem a mesma mutação da atriz, no gene BRCA1, o que representa fator de risco para a doença. Segundo ela, a operação, realizada no Hospital Nossa Senhora de Fátima, durou três horas. Ao contrário de Angelina, Kelly saiu da sala de cirurgia já com a prótese de silicone nos seios. A alta veio no dia seguinte.

IRMÃ E PRIMA FAZEM EXAMES

Mãe de um menino de 5 anos e de uma menina de 11, Kelly garante que os filhos foram outro incentivo para encarar a mastectomia. Além disso, a irmã e a prima da paranaense resolveram fazer o exame que detecta a alteração no gene. Após a cirurgia, o risco de Kelly ter câncer caiu para 5%.

“Ainda que não tivesse a possibilidade de colocar prótese, faria a dupla mastectomia. Não queria passar pelo mesmo sofrimento da minha mãe.”

O pós-operatório durará cerca de um mês. Ela realiza sessões de fisioterapia todos os dias para fortalecer os músculos do braço e peito e não pode fazer esforço. Semanalmente, vai ao hospital para consultas. Seu plano de saúde da cobriu as despesas hospitalares, mas ela precisou pagar as próteses (R$ 1,7 mil).

“Nos primeiros dias, senti dores muito fortes e fiquei cinco dias com dreno. Agora, minha preocupação é a rejeição da prótese”, declara.

Outra medida preventiva é a retirada dos ovários, o que deve ser feito quando Kelly completar 35 anos. A espera é para que ela não entre na menopausa precocemente.

Morte da mãe foi motivo

Com 87% de risco de ter câncer de mama, Angelina Jolie fez dupla mastectomia, em um processo que foi de 2 de fevereiro a 27 de abril. A mãe da atriz lutou contra a doença por mais de dez anos e morreu aos 56, em 2007. Após a cirurgia, a atriz afirmou que pode tranquilizar os seis filhos de que eles não precisam ter medo de perdê-la.

Você pode gostar