Caracas (Venezuela) - Uma falha em uma linha de transmissão do sistema elétrico deixou 12 estados do centro e do ocidente da Venezuela sem luz, inclusive a capital Caracas, nesta terça-feira, informou o governo. O vice-ministro de Eletricidade e diretor da Corpoelec (companhia elétrica estatal), Franco Silva, disse ao canal estatal "VTV" que a falha aconteceu por volta das 12h30 locais (14h de Brasília) "em uma das principais linhas de transmissão do sistema elétrico nacional".
Isso originou a queda do serviço elétrico "em boa parte do ocidente e do centro do país", acrescentou. O vice-ministro afirmou que o blecaute afetou parte da Grande Caracas, além dos estados de Zulia, Lara, Falcon, Táchira, Mérida, Trujillo, Yaracuy, Portuguesa e Cojedes, Aragua, Carabobo. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, qualificou a situação como "estranha" e anunciou que acionou as Forças Armadas.
"Estou à frente da situação que afetou estranha e abruptamente o serviço elétrico. Estamos atentos e manteremos todos informados", publicou Maduro em sua conta no Twitter.
Maduro insistiu nos últimos meses em supostos planos de sabotagem contra o sistema elétrico venezuelano por parte de setores da oposição. A Venezuela sofre frequentes cortes de luz que afetam os estados do interior do país, e que não costumam atingir Caracas. Diferentes responsáveis do governo reconheceram problemas associados ao alto consumo dos venezuelanos, à necessidade de maior manutenção e à insuficiente provisão em horários de pico como possíveis causas para essas deficiências.