Por bferreira

China - Um ataque raro de vespas matou pelo menos 41 pessoas em três cidades na região central da China. Outros 1.600 chineses foram feridos pelos insetos, sendo que 37 se encontram em estado grave. Muitas das vítimas tiveram falência renal e choque anafilático (reação alérgica severa no corpo todo) depois das picadas tóxicas.

A fúria das vespas começou no mês de julho e os episódios vêm se repetindo, informaram autoridades ontem. Na cidade de Ankang, foram registadas 19 das mortes. Em outros dois municípios, houve 22 óbitos. A maior parte dos feridos está na província de Shaanxi, inclusive os 37 hospitalizadas em estado crítico. O governo regional mobilizou uma equipe médica especial e treinou mais funcionários para tratar das vítimas.

Segundo o governo, nos meses de setembro e outubro as vespas se tornam ainda mais agressivas, por ser o seu período de acasalamento e migração. As mudanças climáticas podem ter contribuído para antecipar e aumentar a agressividade delas, de acordo com especialistas.

A espécie que atacou é a vespa gigante asiática, cujo ferrão tem cerca de 6 milímetros e injeta um veneno potente.

Você pode gostar