Pela primeira vez, Banco Central dos EUA deve ser presidido por uma mulher

Janet Yellen sucederá Ben Bernanke cujo mandato acaba em 31 de janeiro de 2014

Por bianca.lobianco

Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, indicou que a atual vice-presidenta do Banco Central norte-americano, o Federal Reserve (FED), a economista Janet Yellen, de 67 anos, será nomeada para o comando da instituição. Yellen sucederá Ben Bernanke cujo mandato acaba em 31 de janeiro de 2014. Yellen é a primeira mulher a ocupar a presidência do FED.

Depois da renúncia do economista Larry Summers, ex-assessor do Conselho Econômico Nacional, que era apontado como favorito, Yellen passou a liderar a lista de indicações. Porém, a indicação de Yellen deverá ser submetida à apreciação do Congresso antes de ela ser confirmada no posto.

A indicação de Yellen deve ser votada pelo Comitê Bancário do Senado, de 22 membros, no qual os democratas detêm maioria. O ex-presidente norte-americano Bill Clinton elogiou a indicação ao afirmar que ela tem “boa capacidade de julgamento”.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia