Por bferreira

Rio - Cientistas descobriram um novo tipo do vírus da dengue, além dos quatro que já circulam. O anúncio foi feito ontem, na Conferência Internacional Sobre Dengue e Dengue Hemorrágica, na Tailândia, e pode ser um entrave nas pesquisas para o desenvolvimento da vacina completa contra a doença. O Instituto Butantan (SP) e a Fiocruz (RJ), que lideram os estudos brasileiros para desenvolver a imunização, não comentaram a descoberta.

Número de mortos por dengue no Estado do Rio aumentou para 22Paulo Araújo / Agência O Dia

O tipo 5 da dengue foi encontrado por pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, em amostras virais coletadas em Sarawak, na Malásia, em 2007. Eles sequenciaram o sorotipo e perceberam que era diferente dos outros já conhecidos. “A descoberta pode mudar a maneira como pensamos a evolução do vírus”, apostou o especialista Duane Gubler, da Universidade Duke-NUS, em Singapura.

O anúncio chama atenção pelo perigo de fazer com que a forma grave da doença (hemorrágica) atinja mais pessoas. Isto porque quem pega dengue fica imune somente ao tipo que contraiu. Se esta mesma pessoa for infectada de novo, terá sido por outro tipo do vírus, o que aumenta as chances de aparecer a dengue hemorrágica. “É muito preocupante, porque temos uma variedade de dengue que já é considerada grande”, alerta o biólogo Jair Rosa Duarte, da Associação Brasileira do Controle de Vetores e Pragas (ABCVP).

VÍRUS CIRCULA ENTRE MACACOS

Por este motivo, as vacinas em desenvolvimento vão combater os quatro tipos de dengue. “A descoberta praticamente vai forçar o recomeço de todos os estudos que estão sendo feitos há anos”, lamentou Jair Duarte. De acordo com o virologista Nikos Vasilakis, envolvido na descoberta, por enquanto o tipo 5 está circulando entre macacos de florestas da Malásia. Teria sido detectado apenas um caso em ser humano.

Em nota, a Fiocruz informou que aguarda dados detalhados. Referência em estudos sobre a dengue, a instituição e o Butantan esperavam ter as vacinas até 2015.

PREVINA-SE

O melhor jeito de combater a dengue é não deixar o mosquito transmissor se desenvolver. Para isso, é preciso evitar acúmulo de água parada, onde eles se desenvolvem.

PLANTAS
Tire todos os pratinhos que ficam embaixo dos vasos de plantas.

PNEUS E GARRAFAS
Devem ficar em local coberto, longe da chuva.

CAIXA D’ÁGUA
É preciso estar sempre coberta. A tampa, sem buracos ou rachaduras.

CALHAS
Remova folhas para a água poder circular.

Você pode gostar