Por tamyres.matos

Argentina - A Argentina realizou neste domingo as eleições que vão renovar um terço da bancada do Senado e metade da Câmara de Deputados, além de antecipar o cenário político para as eleições presidenciais de 2015. De acordo com a boca de urna, Sergio Massa, ex-chefe de gabinete da presidenta Cristina Kirchner, venceu a eleição para deputado federal por Buenos Aires, derrotando Martín Insaurralde, candidato do governo.

Serão escolhidos 127 deputados e 24 senadores, que assumirão o cargo em dezembro. Cerca de 30,5 milhões de cidadãos estavam aptos a votar: mais de 590 mil pessoas de 16 e 17 anos tiveram a opção de participar, graças a uma nova lei, aprovada em outubro de 2012, que criou o voto jovem voluntário. Na Argentina, ele é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos, e quem não puder comparecer às zonas eleitorais deve justificar ou pagar uma multa.

Sergio Massa%2C ex-chefe de gabinete de Cristina Kirchner e hoje da oposição%2C venceu eleição em Buenos AiresReuters

A grande ausência do pleito foi Cristina Kirchner, que se recupera de uma operação para a retirada de um hematoma no cérebro, realizada no último dia 8. Ela não pôde viajar para Río Gallegos, onde vota, nem visitar o túmulo de seu marido no cemitério da cidade — ontem foi também o aniversário de três anos da morte do presidente Néstor Kirchner.

As zonas eleitorais ficaram abertas das 8h às 18h locais (9h às 19h de Brasília). Segundo informou o Ministério da Defesa, cerca de 92 mil policiais e militares garantiram a segurança da votação de ontem. Quase 43 mil fiscais voluntários, assim como 50 mil mobilizados pelos partidos, vigiaram as eleições.

Você pode gostar