Por julia.amin

Nova York (EUA) - A rede americana de restaurantes McDonald's deixará de servir ketchup e outros produtos da Heinz após quatro décadas de relação entre ambas as companhias. Decisão foi motivada por mudanças na direção da empresa especializada na produção de condimentos.

O anúncio do McDonald's de sexta-feira passou quase despercebido e quase não teve incidência nesta segunda-feira nas projeções dos investidores em Wall Street, já que a rede alimentícia era cotada em alta, apesar do notável esforço que será mudar de fornecedor de molhos de muitos em seus mais de 34 mil restaurantes em todo mundo. A decisão da primeira cadeia de fast-food do planeta ocorre depois que a Heinz nomeou como executivo-chefe o brasileiro Bernardo Hees, que antes tinha desempenhado o mesmo cargo durante três anos no Burger King, o grande rival do McDonald's em nível tanto americano como internacional.

"Como resultado das recentes mudanças na direção da Heinz, decidimos empreender uma transição para outros produtores", indicou o McDonald's em comunicado, no qual assegurou ter comunicado a decisão à Heinz para "trabalhar juntos a fim de garantir uma transição fluente e ordenada". Em abril, a Heinz anunciou a nomeação de Hees como executivo-chefe para completar a compra da companhia por parte de um consórcio formado pelos fundos de investimento Berkshire Hathaway, presidido pelo multimilionário Warren Buffet, e o brasileiro 3G Capital, que por sua controle o Burger King.

Apesar de McDonald's e Heinz serem companhias americanas, o movimento da rede de fast-food terá maior repercussão no resto do mundo do que no país americano, onde a Heinz só fornecia molhos aos restaurantes das áreas de Pittsburgh (Pensilvânia) e Mineápolis (Minnesota).

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