Por joyce.caetano
Imagem do exoesqueleto publicada na página de Facebook de Miguel Nicolelis Reprodução Internet

São Paulo - O exoesqueleto que será usado por uma pessoa incapaz de andar para dar o pontapé inicial da Copa de 2014 acaba de dar os primeiros passos sozinho. O vídeo com a proeza foi publicado nesta segunda-feira no Facebook pelo pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis, que lidera o projeto Walk Again (Andar de Novo).

A estrutura metálica que aparece presa a um boneco pode ser conectada diretamente ao cérebro do paciente, que passa a controlar as partes mecânicas como se fossem membros de seu próprio corpo. Dessa forma seria possível que um paraplégico chutasse uma bola.

Candidatos a usarem o mecanismo estão sendo preparados com exercícios específicos desde início do mês em São Paulo, na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). De acordo com Nicolelis, pequenos experimentos já foram feitos com humanos, com partes do equipamento.

Interface cérebro-máquina

Esse tipo de técnica faz parte de pesquisa conhecida como "interface cérebro-máquina", com a qual Nicolelis já obteve resultados internacionalmente relevantes. Em um dos mais significativos, o neurocientista fez com que macacos controlassem uma mão virtual e sentissem uma espécie de tato quando exerciam a atividade.

Aproximadamente cem cientistas americanos, europeus e brasileiros trabalham no Walk Again Project. O projeto é uma parceria entre a Universidade Duke e instituições de Lausanne (na Suíça), Berlim e Munique (ambas na Alemanha), Natal e São Paulo.

Você pode gostar