Mal atrasa desenvolvimento físico e mental e pode causar doenças na vida adulta
Por bferreira
Rio - Não basta a criança comer um pratão de comida, se ele não têm nutrientes necessários para garantir a saúde física e o desenvolvimento mental. Para alertar sobre o problema, organizações internacionais lançaram o Dia de Combate à Fome Oculta, mal silencioso que afeta 40% dos brasileirinhos, pobres ou ricos. O cartunista Mauricio de Sousa, da Turma da Mônica, se engajou na causa e virou embaixador do Projeto Arroz Vitaminado, das instituições Path e Gain.
Marcas do alimento que aderiram ao projeto — que consiste em fabricar arroz fortificado — vão ganhar um selo identificador na embalagem. “Serão acrescentados nutrientes que esquecemos de ingerir e levam a desarmonia no organismo. A Mônica vai divulgar a importância disso para a criançada”, explica Mauricio.
Publicidade
GRÃO DE ARROZ MÁGICO
A proporção do arroz especial é de um grão vitaminado a cada cem comuns. “Um grão mágico, que faz a diferença entre uma população mais saudável ou menos saudável”, diz o cartunista.
Publicidade
Segundo Peiman Milani, diretor da Path, o plano é “disponibilizar o alimento para a população por ações sociais sustentáveis e colocando-o na prateleira dos mercados.”
Especialistas explicam que a fome oculta é causada por maus hábitos alimentares. “As fontes naturais de nutrientes são frutas e verduras. Quando sua vida é corrida ou você não tem informação, deixa de comê-las”, avalia a nutricionista Cinthia Azevedo, do Hospital Icaraí, destacando que as crianças são prejudicadas por resistirem a estes alimentos.
Publicidade
A síndrome é chamada de ‘oculta’ por não apresentar reflexos imediatos. Sem micronutrientes, a pessoa sente-se saciada, mas não se alimenta. “É diferente da carência de carboidratos, que fica clara porque a fome continua”, comparou a médica. Os sintomas só começam a surgir quando o sistema imunológico está debilitado e suscetível a doenças secundárias, como hipertensão, osteoporose e obesidade.
VITAMINA A Encontrada em cenoura, abobrinha, batata doce, manga, mamão e brócolis. Falta desta vitamina pode causar alterações na pele, inibição do crescimento, fadiga, perda muscular e aumentar incidência de infecções.
VITAMINA D Peixes e leite. Carência afeta formação dos ossos, podendo causar raquitismo e osteoporose.
Publicidade
VITAMINA E Milho, nozes, abacate, aveia e vegetais verdes. Carência causa anemia e distúrbios neurológicos.
COMPLEXO B Carne vermelha, brócolis, batata, tomate e vegetais folhosos. Carência causa irritabilidade, náuseas e diarreia.