Por joyce.caetano
Estados Unidos - Uma equipe de cientistas da missão “Mars Science Laboratory (MSL)”, da NASA, com a ajuda de um pesquisador do Colégio Imperial de Londres, descobriu a evidência de que em Marte já existiu um lago de água doce, o que sustenta a possibilidade de que o Planeta Vermelho pode ter sido habitado por vida.
O estudo foi publicado nesta segunda-feira pela revista Science, e consiste na análise de rochas sedimentares extraídas de um local chamado Yellowknife Bay, na Cratera Gale. Segundo os pesquisadores, a cratera, uma bacia de 150 quilômetros de largura com uma montanha no centro, abrigou um lago há cerca de 3,6 bilhões. O lago pode ter durado milhares de anos.
Foto tirada por sonda na superfície de MarteDivulgação

De acordo com a análise, as águas do lago eram calmas e doces, o que tona possível a presença de elementos importantes para a preservação da vida, como carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre.

“É importante ressaltar que não foram encontrados sinais de vida antiga em Marte”, explicou Sajeev Gupta, membro do Laboratório de Ciência de Marte da NASA e professor do Imperial College de Londres.
“O que nós descobrimos é que a Cratera Gale foi capaz de sustentar um lago em sua superfície pelo menos uma vez em seu passado antigo, o que pode ter sido favorável para a vida microbiana bilhões de anos atrás”, disse.
A próxima etapa do estudo, com análise de afloramentos rochosos na superfície, pode concluir se houve ou não vida em Marte.