Por tamyres.matos
Síria - O líder da oposição síria, Ahmed Jarba, disse nesta quinta-feira que não aceita negociar com o presidente Bashar al-Assad. Ele pediu a criação de um governo de transição para comandar o processo de paz em seu país, em guerra civil há dois anos.
Nesta quinta-feira, o mediador indicado pelo ONU para acompanhar as negociações sobre o cessar-fogo na Síria, Lakhdar Brahimi, se reuniu com as delegações do governo e da oposição em Genebra, mas não houve acordo.

O futuro de Assad continua sendo o principal ponto de divergência, já o regime rejeita sua saída do governo. E Jarba, em coletiva de imprensa, disse que a comunidade internacional percebeu que Assad não pode mais ficar no poder.
Publicidade
O líder da oposição afirmou que o ministro de Relações Exteriores da Rússia russo, Sergei Lavrov, teria dito que o apoio de Moscou à Síria não atrelado a Assad. segundo ele, os russos defendem sua saída por meio de um processo político.
Jarba afirmou que as conversas serão difíceis, longas e sobre “questões centrais”, como um pacote de medidas de um acordo, incluindo a criação um órgão de transição e eleições livres.
Publicidade