Vapor é usado para derreter gelo na busca por vítimas de incêndio no Canadá
A polícia confirmou 30 desaparecidos e cinco vítimas. Causa do ocorrido ainda não foi identificada
Por fernanda.magalhaes
Canadá - As equipes de resgate que buscam cadáveres entre os escombros de um asilo consumido por um incêndio na quinta-feira na cidade canadense de L'Isle-Ver-te, começaram a utilizar nesta sexta-feira vapor para derreter o gelo que cobre os restos do edifício.
A polícia da província de Québec disse em entrevista coletiva que o número de desaparecidos continua em 30 e que as vítimas confirmadas pelo trágico incêndio são cinco.
Publicidade
O fogo começou na madrugada da quinta-feira com temperaturas de -19 graus e consumiu rapidamente o edifício em que viviam entre 50 e 60 idosos, muitos deles com problemas de mobilidade.
Os bombeiros utilizaram milhares de litros de água para apagar o incêndio que, devido ao intenso frio, agora se transformou em uma grossa camada de gelo, em alguns pontos com até 30 centímetros de espessura.
O tenente da Polícia de Québec, Guy Lapointe, disse que as tarefas de resgate das vítimas do incêndio começaram na manhã desta sexta-feira e que as equipes estão agindo com muito cuidado para preservar os restos mortais.
Publicidade
"Como o edifício caiu, todo a água congelou. Queremos recuperar as pessoas que podem estar nos escombros de forma delicada porque não queremos prejudicar a cena e obviamente queremos quebrar o gelo com respeito as potenciais vítimas", disse.
O frio extremo, que com o efeito do vento deixa a sensação térmica em -30°, também obriga as equipes de resgate a trabalhar no local em turnos de 45 minutos.
Publicidade
As autoridades não informaram ainda a possível causa do incêndio mas as autoridades de Québec disseram nesta sexta-feira que o asilo cumpria todas as normas.
Lapointe pediu que qualquer fotografia ou vídeo feito por testemunhas seja entregue à polícia para facilitar a investigação.