Por tamara.coimbra

África do Sul - Cerca de 200 mineradores foram soterrados em uma mina abandonada na cidade de Benoni, a leste de Johanesburgo, informaram neste domingo fontes médicas citadas pela agência sul-africana de notícias "Sapa". O trabalho de busca e retirada de sobreviventes já foi iniciado, com a preparação de equipamentos de resgate e a montagem de uma clínica para atender as vítimas.

Uma grande rocha bloqueava o acesso à mina. As equipes de socorro conseguiram se comunicar com cerca de 30 trabalhadores que estão retidos na parte superior do poço da mina, e foram informadas que há cerca de 200 pessoas soterradas.

Os mineradores foram localizados neste domingo quando uma equipe de serviços de emergência que passava pelos arredores da mina abandonado ouviu gritos procedentes do poço. Aparentemente, nenhum dos 30 sobreviventes que estão mais perto da superfície está gravemente ferido, mas não se sabe a situação dos que estão em outras áreas da mina, informaram as fontes consultadas pela agência "Sapa".

A exploração de minas aparentemente abandonadas é um fenômeno habitual na África do Sul e em todo o continente africano. O valor total de ouro extraído das minas ilegais na África do Sul ultrapassa o equivalente a R$ 1,3 bilhão por ano - valor que nutre uma rede mafiosa nacional e internacional.

Funcionários de resgate usam guindastes para remover detritos para resgatar mineiros ilegais soterrados na África do SulReuters


Mineradores começam a ser resgatados

Os serviços de resgate sul-africanos já começaram a resgatar alguns dos 200 garimpeiros ilegais que ficaram soterrados em uma mina abandonada perto de Johanesburgo, informaram as fontes de emergências citadas pela emissora sul-africana de rádio "Eyewitness News". Dois dos mineradores foram resgatados por volta das 17h30 (local, 12h30 em Brasília) e presos imediatamente depois de a equipe de emergência oferecer água.

"O pessoal de resgate conseguiu retirar a primeira grande rocha da pequena entrada e confia que conseguirá resgatar alguns dos garimpeiros em seu devido tempo", informou Werner Vermaak, porta-voz da companhia de emergências ER24. A rádio pública sul-africana, "SABC", informou que os garimpeiros aparentemente tinham tentado roubar e depois foram fechados na antiga mina de ouro por um grupo rival.

Guindastes de resgate e um ônibus estão sendo utilizados para ajudar no resgate e no atendimento aos garimpeiros. Uma vez resgatados, deverão enfrentar a justiça por terem invadido a mina de exploração de Benoni, ao leste de Johanesburgo, ilegalmmente, uma prática frequente na África do Sul.

Há apenas dez dias, oito mineiros morreram em uma mina deDoornkop, ao sudoeste de Johanesburgo, após ficarem dois dias presos no subsolo.

Você pode gostar