Por tamara.coimbra
Publicado 03/03/2014 14:07 | Atualizado 03/03/2014 16:05

Vaticano - O Papa Francisco ao dar a benção semanal do Angelus deste domingo, errou no italiano e pronunciou "c...". O pontífice trocou a palavra "caso" (exemplo) por "cazzo", que se refere ao órgão sexual masculino.

"Eu faço um apelo urgente à comunidade internacional para apoiar todas as iniciativas em nome do diálogo e da harmonia (...) Neste c..., neste caso, a providência de Deus torna-se visível como gesto de solidariedade."

Em poucos segundos o erro do argentino foi divulgado em diversos sites de mídias do país e no Youtube, e se tornou um viral ganhando milhões de acessos em todo o mundo. No sermão o Papa pediu por uma solução pacífica para a crise na Ucrânia.


"É meu desejo que todos os componentes do país se esforcem para superar o mal-entendido e construam juntos o futuro da nação", disse Francisco na janela do Palácio Apostólico do Vaticano.

De acordo com o jornal Daily Mail, o Papa manteve a compostura corrigindo-se rapidamente. Aqueles que prestaram atenção se perguntavam "Ele acabou de dizer c...?".

A agência informou ainda que na Internet o deslize gerou centenas de comentários com muitos explicando que era um erro comum cometido por pessoas que falam espanhol, e outros disseram que isso destaca a sua impressão sobre o pontífice como um "homem do povo".

O estilo caloroso e acessível de Francisco o levou a ser nomeado "A Pessoa do Ano" da revista Time. No final deste mês ele comemora o primeiro aniversário da sua eleição como Papa. O porta-voz do Vaticano não quis comentar o deslize.

Você pode gostar