Por bferreira

Rio - A Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro, vai selecionar crianças e adolescentes para tratamento gratuito de um dos males psiquátricos mais recorrentes nessa faixa etária: a ansiedade. Serão 40 vagas, para pessoas entre 8 e 13 anos. O principal sintoma é a preocupação excessiva.

Crianças pessimistas e que resistem em ir à escola podem ter o maliStockphoto

A ansiedade é diferente do medo natural que as crianças sentem. Intensidade, tempo de permanência dos sinais e prejuízo na vida do pequeno indicam que pode se tratar do transtorno. “Crianças expressam ansiedade chorando, ficando paralisadas, agarrando-se aos pais ou fazendo birras”, explica o psiquiatra Fábio Barbirato, coordenador da Psiquiatria Infantojuvenil da Santa Casa.

Segundo ele, a triagem já está aberta e os atendimentos começam assim que todas as vagas forem preenchidas. Para ser selecionado, o paciente deve apresentar sintomas como pessimismo, resistência em ir para a escola, além de problemas físicos, como dor de cabeça e na barriga.

Após marcação pelo telefone (2221-4896 ou 2533-0118), a criança será entrevistada por um psiquiatra e, junto com os responsáveis, passará também por avaliação de psicólogos. O tratamento, diz Barbirato, será feito por meio de terapia cognitivo-comportamental, com atendimentos semanais. Serão 25 sessões. “Este é o terceiro grupo para tratamento de ansiedade que abrimos. Nos dois primeiros, vimos mais de 85% de melhora”, afirma.

Segundo ele, para ser incluído no projeto é preciso ter ansiedade. Já os critérios de exclusão são: uso de medicamentos e ter rebaixamento cognitivo. “Transtornos de ansiedade estão entre os mais comuns na infância, mas frequentemente não são diagnosticados e tratados”, diz. O mal afeta cerca de 5% das crianças no Brasil.

SINTOMAS

PREOCUPAÇÃO
A criança fica preocupada com notícias sobre tragédias e teme que os pais a esqueçam na escola.

PESSIMISMO
Imagina, com frequência, que o pior vai acontecer; tem medo de perder os pais ou de ser sequestrado.

ESCOLA
Estuda muito e na hora da prova ‘dá branco’. Tem vergonha de falar na frente da turma.

TIMIDEZ
Não se sente à vontade nas interações com pessoas pouco conhecidas. Evita ou reluta em participar de eventos sociais.

QUESTIONAMENTO
Pergunta várias vezes a mesma coisa (Ex: “E se…”).

FÍSICO
Queixa-se com frequência de dor de cabeça, dor na barriga, falta de ar, cansaço ou dores musculares.

Você pode gostar