Por julia.sorella

Austrália - A triatleta australiana Raiji Ogden foi atingida na cabeça por um drone, um veículo aéreo não-tripulado, enquanto competia em uma prova de triatlo, na manhã de domingo. O objeto aéreo estava sendo pilotado pelo fotógrafo Warren Abrams, que estava capturando imagens do evento.

O drone estava a 10 metros de altura quando despencou por volta das 9h da manhã, durante a etapa de corrida do triatlo Endure Batavia, provocando a queda de Raiji, que teve lesões na cabeça e foi atendida por paramédicos ainda na pista, antes de ser levada em estado estável para o hospital e levar três pontos na cabeça.

Triatleta é atingida por drone durante competição na AustráliaReprodução/ Browning Media

A atleta relatou aos jornalistas que o drone caiu mesmo em cima de sua cabeça, e sua versão foi confirmada por algumas testemunhas. Porém, outras pessoas que também assistiam a competição disseram que o aparelho despencou próximo à atleta e a fez cair por conta do susto. O fotógrafo Warren Abrams contou à rede ABC que o drone não atingiu Raiji, e que as próprias imagens do aparelho podem confirmar sua versão.

Warren acrescentou que o drone caiu porque alguem teria hackeado o sinal do aparelho e assumiu seu controle.

O acidente gerou polêmica quanto ao uso desses equipamentos aéreos. A Autoridade de Segurança da Aviação Civil (Casa, na sigla em inglês) está investigando o ocorrido e exige que o drones voem no mínimo 30 metros de altura, com operadores certificados. Abrams e sua empresa, a New Era Photography and Film, não estão na lista de 92 operadores certificados para utilização civil de drones na Austrália, segundo a rede ABC.

Você pode gostar