Por clarissa.sardenberg

Turquia - O governo turco declarou três dias de luto nacional nesta quarta-feira após a explosão em uma mina de carvão no oeste do país nesta terça que deixou ao menos 232 mortos, segundo o o primeiro-ministro do país, Recep Tayyp Erdogan. Centenas de operários ainda estão presos na mina de carvão e sindicalistas disseram que a probabilidade de se encontrar sobreviventes é quase nula.

Explosão em mina de carvão na Turquia deixou mais de 200 mortosReuters

Ao que tudo indica, o acidente teria sido provocado por uma falha elétrica em um transformador.

Ozgur Ozel, um deputado local do partido opositor CHP, afirmou que já havia 350 mortos, o que pode se tornar o maior acidente da história da mineração na Turquia e um dos dez maiores do mundo.

Protestos

O luto e a tristeza se misturam com a raiva pela crônica falta de segurança no setor, o que provocou enfrentamentos entre estudantes e a polícia. Os alunos da Universidade ODTU, em Ancara, decidiram nesta quarta boicotar as aulas e marchar em protesto rumo ao Ministério de Energia, mas foram interrompidos pela polícia, que utilizou canhões de água e gás lacrimogêneo para dispersá-los. Os estudantes responderam lançando paralelepípedos, coquetéis molotov e objetos e um dos manifestantes foi detido, após ser ferido na cabeça, informou o jornal Hurriyet.

Homem ora por parente enquanto trabalhadores cavam sepulturas para corpos resgatados de mina Reuters


Você pode gostar