Ativistas vão às ruas pelo fim da monarquia na Espanha

Grupo pede a realização de um referendo sobre a continuidade do Estado monárquico; rei Juan Carlos abdicou nesta segunda

Por julia.sorella

Madri - Milhares de manifestantes ocupam uma área conhecida como Puerta del Sol em Madri, capital da Espanha, para discutir a formação de uma república após o anúncio da abdicação do rei Juan Carlos I, nesta segunda-feira.

Ativistas carregam a bandeira tricolor que simboliza o movimento republicano contra a monarquia e entoam gritos como "A Espanha, amanhã, vai ser republicana" para pedir a convocação de um referendo que decida sobre o fim da monarquia no país europeu.

Manifestantes reivindicam o fim da monarquia na EspanhaReuters

Nas redes sociais, partidos como o Podemos, União de Esquerda e Equo realizaram apelo conjunto pela realização do voto popular. Juntas, essas legendas alcançaram 20% das eleições do Parlamento Europeu, realizadas na semana passada.

Por meio das redes sociais, grupos convocaram manifestações para às 20h (horário local) em todas as cidades do país para que o povo seja consultado sobre manter ou não o Estado monárquico.


Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia