Por bferreira

Rio - Torcer pelo Brasil não pode ser sinônimo de perder saúde. Então, que tal dar um tempo nas gorduras na hora de reunir os amigos para assistir aos jogos? Uma boa opção é servir, por exemplo, uma saborosa pasta de grão de bico, que preserva o tônus muscular e ainda reduz a celulite! Nos dias de torcida, pastas e antepastos são ideais: fáceis de preparar, práticas na hora de comer e podem ser servidas com pão árabe, torradas integrais ou qualquer outro biscoito salgado.

Grão de bicoReprodução

Qualquer receita que incluir tomate, limão e cenoura investe não só no sabor, mas em benefícios nutricionais que melhoram as funções do organismo. Segundo o nutricionista funcional Fábio Bicalho, o tomate é rico em licopeno e aliado contra o câncer. Já o limão tem muita vitamina C, e ajuda na imunidade.

A cenoura mereceria um capítulo à parte pela extensa lista de benefícios, inclusive estéticos. Ela é rica no pigmento betacaroteno (da cor laranja), e tem função antioxidante. Previne contra o envelhecimento, confere elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos, ajuda a metabolizar gorduras e até a enxergar melhor de noite. Ela pode ser misturada aos outros três ingredientes funcionais recomendados por Fábio, e dar forma e consistência a uma saborosa pasta de tomate cereja com limão.

CONTRA A OBESIDADE

De acordo com a nutricionista Stella Besso, as pastas ou cremes que incluírem berinjela também vão contribuir para o funcionamento do corpo, além de trazer saciedade. Rica em potássio, cálcio e magnésio, ela desempenha ação anti-inflamatória na pele e nas articulações. Combate obesidade, diabetes e hipertensão e melhora a função intestinal.

Quem sofre com inflamações nas vias aéreas ou em alguma outra parte do corpo, deve acrescentar um pouco de gengibre ao preparo original de um antepasto qualquer. Rico em gingerois, esse princípio ativo atua como um poderoso anti-inflamatório.

Festejar com a galera é uma ‘terapia’

Torcer pela seleção é uma ‘terapia’, garante a coordenadora de psicologia do Hospital São Francisco na Providência de Deus, Sabrina Vasconcelos. Só de ter um grupo de amigos reunidos em torno de uma causa comum, a ocasião já se torna terapêutica. “O mais importante é a troca entre as pessoas. Existe uma programação e um cuidado que já faz parte do evento”.

Por isso, inventar o cardápio, decidir o que as visitas vão beber, decorar a casa e comprar tintas para pintar o rosto são ações que também fazem parte do ritual e contribuem para a saúde psicológica.

“Em alguns casos, quando um colegas está com humor tristonho, a torcida dos seus amigos poderá até mesmo reverter a situação”, analisa.

RECEITAS

TOMATE-CEREJA

Os tomates-cereja com limão podem ser servidos sobre torradas ou puros.

INGREDIENTES
Tomate cereja (100 a 200 gramas); 1 a 2 limões; sal marinho; 1 a 2 cenouras grandes

PREPARO
Cortar as cenouras em palitos, associar tomates-cereja, colocar em uma vasilha. Espremer um a dois limões, colocar sal marinho a gosto, servir imediatamente.

GRÃO DE BICO

A pasta fica deliciosa sobre torradas integrais.

INGREDIENTES
2 copos de grão de bico cozido com sal e descascado; 2 dentes de alho e 1 colher (sopa) de salsinha; 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem; 2 colheres (sopa) de tahine; suco de 1 limão e sal.</MC>

PREPARO DA PASTA
Bater grão de bico, azeite, alho, tahine e suco de limão até obter pasta homogênea. Colocar azeite com hortelã e salsa.

Você pode gostar