Rio - Um atentado duplo na sede de dois partidos políticos curdos ao norte de Bagdá e outros ataques no Iraque mataram ao menos 29 nesta segunda-feira, de acordo com autoridades. O ataque duplo ocorreu na cidade de Tuz Khormato, a cerca de 200 quilômetros ao norte de Bagdá, quando um homem explodiu caminhão carregado com explosivos contra um posto de controle que leva aos escritórios da União Patriótica do Curdistão e nas proximidades do Partido Comunista do Curdistão.

Segundo o prefeito Shalal Abdoul, outro caminhão-bomba explodiu, possivelmente por meio de controle remoto, enquanto as pessoas corriam do local onde o primeiro atentado aconteceu. As explosões mataram 21 pessoas e feriram cerca de 150, disse ele. Várias casas e carros ficaram destruídos.
Foi o segundo atentado duplo em escritórios de curdos em poucos dias. No domingo, um carro-bomba explodiu perto de escritórios PUK na cidade de Jalula, noroeste de Bagdá, na província de Diyala, cuja etnia é mista, matando 19 pessoas.
Também nesta segunda homens armados abriram fogo contra um posto de controle de segurança a nordeste de Bagdá, matando quatro soldados e dois policiais, informou a polícia. O tiroteio aconteceu na cidade de Kanaan, a cerca de 75 km do nordeste da capital.
E em Bagdá, homens armados alvejaram um agente imobiliário após reduzirem a pó seu escritório no oeste da cidade, informou a polícia. A explosão de uma bomba também matou um funcionário do governo no leste de Bagdá, informou a polícia.
Autoridades médicas confirmaram as mortes de todos os ataques. Os funcionários falaram com os jornalistas sob condição de anonimato porque não foram autorizados a dar informações à imprensa.
Enquanto isso, o chefe do conselho provincial de Anbar, Sabah al-Karhout, disse aos repórteres em Ramadi que homens armados ainda mantinham 15 profissionais da Universidade de Anbar em um prédio do campus depois que militantes invadiram o local dias antes.
No sábado, homens armados atacaram a universidade perto da cidade de Ramadi e mantiveram dezenas de alunos dentro de dormitório. Centenas de universitários estavam no local, de acordo com Karhout. Várias horas depois, os homens deixaram a universidade em circunstâncias pouco conhecidas. Os alunos, em seguida, embarcaram em ônibus fornecidos pelo governo local para fugir.
De acordo com Karhout, autoridades afirmam que ao menos 15 funcionários da instituição continuam desaparecidos, provavelmente mantidos reféns pelos militantes dentro do campus. Mais de 10 milhões de dólares - aproximadamente 22 milhões de reais - foram roubados do cofre da faculdade, disse ele.
Não ficou claro como as forças de segurança não encontraram o grupo armado após checar o campus.
O Iraque está lidando com sua pior onda de violência desde o derramamento de sangue sectário de 2006 e 2007, quando o país foi empurrado para a beira da guerra civil, apesar da presença de dezenas de milhares de soldados norte-americanos.
De acordo com dados das Nações Unidas, 8.868 pessoas foram mortas no Iraque em 2013. A missão da ONU disse que maio deste ano foi o mês mais mortífero até agora, com 799 iraquianos mortos, 603 deles civis.