Por bianca.lobianco

Alemanha - A companhia aérea alemã Lufthansa e a francesa Air France anunciaram nesta quinta-feira que decidiram modificar suas rotas rumo a Ásia após o incidente com o avião da Malaysia Airlines, que caiu no leste da Ucrânia.

Segundo assinalou um porta-voz da Lufthansa em Frankfurt, o objetivo é evitar sobrevoar essa região ucraniana na qual se registram confrontos entre as forças do governo de Kiev e rebeldes separatistas pró-russos.

Quatro aeronaves já mudaram sua rota para seguir as novas instruções, apesar de o espaço aéreo sobre o leste da Ucrânia não estar fechado.

"Decidimos imediatamente não sobrevoar o leste da Ucrânia", disse à Agência Efe um porta-voz da Air France, afirmando não poder definir com precisão a região coberta por essa proibição nem o número de aviões da companhia aérea que a utilizavam.

A mesma fonte comentou que se trata de trajetos com a Ásia.

Destroços em chamas e corpos são encontrados por agentes que trabalham no local do acidenteReuters

O porta-voz insistiu em lembrar que desde o dia 3 de abril também tinham optado por deixar de utilizar o espaço aéreo da Crimeia, região separatista da Ucrânia anexada pela Rússia.

Já as duas principais companhias aéreas russas, Aeroflot e Transaero, anunciaram que não sobrevoarão o espaço aéreo ucraniano em seus voos para outros países.

"A Aeroflot realizará seus voos evitando o território da Ucrânia", assinalou a companhia estatal em sua conta no Twitter, depois do incidente com o avião malaio.

A Transaero também informou que por causa do acidente decidiu realizar seus voos para o estrangeiro sem sobrevoar a Ucrânia, conforme assinalou em comunicado.

As duas companhias aéreas fizeram o anúncio no meio de acusações mútuas entre o governo de Kiev e os rebeldes pró-russos que o avião malaio, que voava de Amsterdã para Kuala Lumpur, foi derrubado pela outra parte do conflito no leste do país.

A agência "Itar-Tass", por sua vez, informou que o corredor aéreo pelo qual o aparelho malaio voava estava aberto ao tráfego internacional, segundo uma fonte de navegação aérea.

O avião malaio que caiu na região de Donetsk cobria a rota Amsterdã-Kuala Lumpur com 295 pessoas a bordo.

Você pode gostar