Por clarissa.sardenberg

Índia - Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 150 seguem soterradas após um deslizamento de terra registrado nesta quarta-feira na cidade de Maharashtra, ao oeste da Índia, informou o ministro de Assuntos Parlamentares do Estado, Harshvardhan Patil. O desastre ocorreu por volta das 5h locais (20h30 desta terça-feira em Brasília), quando a encosta de uma colina desmoronou sobre a cidade de Ambegaon e soterrou cerca de 50 casas, disse Alok Avasthy, chefe de operações da Força de Resposta de Desastres Nacionais (NDRF).

De acordo com a fonte citada, no momento do deslizamento, a maioria dos habitantes da cidade afetada estava dormindo em suas casas. As fortes chuvas, que durante os últimos quatro dias castigaram a região, e a grande quantidade de lama dificultam os trabalhos de resgate, afirmou Avasthy, que acrescentou que a comunicação é muito complicada com a região do acidente.

Avasthy também confirmou que 50 ambulâncias foram enviadas a Ambegaon, enquanto o Hospital Sasson, situado na vizinha cidade de Pune, preparou uma ala para receber os feridos, segundo a agência local "Ians".

As inundações e os deslizamentos de terra são frequentes durante a temporada de chuvas na Índia, assim como os desmoronamentos de edifícios por causa do precário estado das infraestruturas e da falta de manutenção.

Cerca de 580 pessoas morreram e 5,7 mil desapareceram nas inundações e deslizamentos de terras ocorridos há um ano nas regiões montanhosas do estado de Uttarakhand, no norte do país. O gigante asiático depende das chuvas de monção para sustentar seu sistema agrário, um setor que emprega direta ou indiretamente quase dois terços dos trabalhadores indianos.

Você pode gostar