Por guilherme.souza

Paris - Milhares de pessoas, cerca de 4.500 segundo a polícia e 8.000 segundo os organizadores, se concentraram nesta quinta-feira em Paris para manifestar seu apoio a Israel e à operação militar que realiza em Gaza e responder às várias passeatas em favor dos palestinos.

A concentração aconteceu junto à embaixada israelense e os participantes levavam bandeiras de Israel e da França, além de cartazes com mensagens como "Hamas terrorista" e "Israel, legítima defesa". Os manifestantes prestaram homenagem aos soldados israelenses mortos na operação lançada em Gaza, cujos nomes foram lidos, e também fizeram um minuto de silêncio em memória das vítimas do conflito.

Manifestação em Paris declara apoio à operação israelenseEfe

As autoridades francesas tinham preparado um dispositivo policial de 400 agentes para evitar eventuais enfrentamentos em torno desta convocação. Esta concentração foi a primeira ação deste tipo em apoio de Israel realizada em Paris e, simultaneamente, outra convocação reuniu centenas de pessoas em solidariedade aos palestinos de Gaza no norte da capital francesa.

A França conta com a mais numerosa comunidade judaica da Europa, composta por várias centenas de milhares de pessoas. No país vivem também vários milhões de muçulmanos, em sua imensa maioria também de nacionalidade francesa.

Você pode gostar