Conflito na Ucrânia já expulsou 730 mil pessoas para Rússia

Outros 117 mil estão desabrigados no interior do país, um número que está crescendo em cerca de 1.200 por dia

Por clarissa.sardenberg

Ucrânia - Aproximadamente 730 mil pessoas saíram da Ucrânia para se refugiarem na Rússia desde que começou o conflito no leste do território ucraniano, segundo dados fornecidos pelas autoridades russas e considerados "verossímeis" pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

"Parecem verossímeis os dados apresentados pela Rússia. Os ucranianos que cruzaram a fronteira não são turistas. Fugiram da situação no leste da Ucrânia", afirmou Vincent Cochete, diretor do escritório para a Europa do Acnur. 

Refugiados ucraninaos em acampamento provisório montado na cidade russa de Novoshakhtinsk%2C na região de Rostov%2C próxima à fronteira entre Ucrânia e RússiaReuters

Esse número significa um êxodo muito superior aos 168 mil que fizeram solicitação ao Serviço de Migração da Rússia. Outras 117 mil pessoas estão desabrigadas no interior da Ucrânia, um número que está crescendo em cerca de 1.200 por dia, disse Cochete.

O Acnur não incluiu as pessoas que normalmente teriam cruzado a fronteira para comércio ou turismo na cifra de 730 mil, de acordo com Cochetel.

*Com informações da EFE e Reuters


Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia