Consulado norte-americano diz que não tem prazo para normalizar vistos

Problema começou há dez dias, quando Departamento de Estado começou a fazer uma atualização do seu sistema

Por karilayn.areias

Rio - O Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro informou hoje que ainda não há prazo para normalizar a emissão de vistos para os interessados em ingressar no país. O problema, que afeta as representações consulares norte-americanas no mundo todo, começou há cerca de dez dias, quando o Departamento de Estado começou a fazer uma atualização do seu sistema.

De acordo com a assessoria de imprensa do consulado, o atendimento ao público prossegue normalmente. O problema afeta apenas a emissão do visto. Por isso, o consulado não está garantindo a entrega dos documentos no prazo de dez úteis. O Departamento de Estado norte-americano informa que os atrasos estão sendo, em média, de uma semana além do prazo que os consulados normalmente dão.

Morador de Niterói, no Grande Rio, Elias de Oliveira, fez hoje a entrevista e precisa receber o visto até o dia 19 de agosto. “Assim como outras pessoas que vão participar do Programa Ciência sem Fronteiras, tenho pressa para receber o visto. Mas não acho que haverá problema. Ouvi dizer que aqui no Rio está mais tranquilo que em outras cidades. Espero que dê tudo certo”, disse.

As pessoas que tiveram o atendimento marcado para 1º de agosto reagendado para o próximo dia 13 podem mudar o dia da entrevista com o consulado, se assim desejarem.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia