Por clarissa.sardenberg

Inglaterra - Um homem foi detido depois que o avião no qual viajava como passageiro foi escoltado nesta terça-feira por um caça da Força Aérea britânica (RAF) até o aeroporto inglês de Manchester por um falsa ameaça de bomba, informou a polícia. O aparelho, um Airbus A330 da companhia aérea Catar Airways procedente de Doha, aterrissou sem problemas e a polícia de Manchester deteve um indivíduo que supostamente lançou uma ameaça de bomba que era falsa, indicaram fontes oficiais.

A companhia aérea catariana informou que o avião, procedente de Doha, transportava 269 passageiros e contava com uma tripulação de 13 membros, mas não quis oferecer mais detalhes porque, disse, "a investigação "está agora nas mãos da polícia". O alerta de segurança aconteceu por volta das 12h30 local (9h30e, Brasília), quando o piloto do voo QR23, que se aproximava do aeroporto de Manchester, alertou as autoridades sobre a existência de uma "possível bomba a bordo".

Um caça Eurofighter Typhoon decolou então da base aérea da RAF de Coningsby, no condado de Lincolnshire (leste da Inglaterra), e, após alcançar o avião comercial, o escoltou até seu destino. A polícia de Manchester decidiu enviar o caça depois que "o piloto recebeu informação sobre a existência de um possível bomba a bordo", explicou o superintendente do corpo na cidade, John O'Hare.

O alerta manteve as instalações aeroportuárias fechadas durante um curto período de tempo e vários aviões foram desviados a aeroportos próximos, apesar das operações em Manchester serem reatadas totalmente, informaram fontes oficiais. Por sua vez, um porta-voz da RAF confirmou que o avião da Catar Airways "foi escoltado até Manchester, onde aterrissou sem problemas", ao mesmo tempo que assinalou que "o incidente está agora nas mãos das autoridades civis".

Você pode gostar