Por leonardo.rocha

Somália - Um atentado terrorista reinvidicado pelo grupo radical islâmico Al Shabaab deixou ao menos 16 mortos na Somália, nesta segunda-feira. Mais de duas dezenas de pessoas ficaram feridas no ataque, que atingiu dois micro-ônibus na região de Lower Shabelle, ao sul de Mogadício, capital do país africano. As vítimas foram quase todas civis - dois soldados da União Africana também morreram.

Um dos micro-ônibus atingidos por explosões na região de Lower Shabelle%2C no sul do país africanoReuters


O xeique Abdiasis Abu Musab, porta-voz de operações militares do grupo, afirmou que o objetivo com os dois carros-bombas usados na ação era atingir um comboio de tropas africanas, não os civis que acabaram mortos e feridos. O governador da região, Adukadir Mohamed Sidi, que viajava junto com o grupo militar, disse que as explosões atingiram o ônibus que viajava atrás do comboio. Além dos 16 mortos, 22 ficaram feridos.

Três rebeldes disseram que quatro norte-americanos e um sul-americano estavam entre os mortos no ataque ao comboio da UA. Não houve confirmação oficial. É comum que os números fornecidos pelo Al Shabaab sobre mortos sejam diferentes dos dados oficiais.

No fim de semana, o Al Shabaab nomeou um novo líder após a morte de seu comandante anterior, Ahmed Godane, na semana passada. O grupo, que, assim como outros na África e no Oriente Médio, busca impor uma rígida interpretação do islamismo em seu país, prometeu colher os "frutos amargos da vingança".

Você pode gostar