Governo ucraniano alerta para ataques próximo a Donetsk

Instalações do aeroporto próximo a capital de Kiev já havia sido alvo de ataques

Por vinicius.amparo

Ucrânia - O comando militar ucraniano alertou neste sábado (13) para ataques das milícias pró-russas contra as posições governamentais no aeroporto de Donetsk, no leste do país. As operações violariam o acordo de cessar-fogo assinado no último dia 5.

Segundo comunicado oficial, um grande grupo de guerrilheiros, apoiado por seis carros de combate, atacou ontem (12) posições ucranianas próximas ao aeroporto de Donetsk, nos arredores da cidade controlada pelas milícias separatistas pró-russas.

O ataque, destacou o comunicado, foi "recusado heroicamente" pelas tropas ucranianas. Segundo o governo de Kiev, as posições dos defensores do aeroporto foram submetidas a fogo de artilharia.

O comando ucraniano, que não deu informações de baixas nas fileiras das forças governamentais, informou que, nas primeiras horas da manhã, as instalações do aeroporto foram atacadas com fogo de lança-granadas e morteiros. O mesmo teria acontecido num posto de controle a cerca de 50 quilômetros de Donetsk.

Dessa vez, as forças ucranianas admitiram ter reagido em defesa, matando 12 milicianos separatistas e destruindo três carros de combate. “As forças militares da Operação Antiterrorista [ATO] abrem fogo unicamente em defesa própria, quando suas posições são atacadas”, ressaltou o comunicado.

“A ATO declara que as tropas ucranianas cumprem estritamente os acordos de cessar-fogo e não se deixam provocar”, concluiu a nota.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia