Por leonardo.rocha

Estados Unidos - A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa, sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira que assinou um contrato de US$ 6,8 bilhões com as empresas SpaceX e Boeing para o transporte dos astronautas do território americano para a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) e assim deixar de depender da Rússia no futuro.

Desde que os ônibus espaciais da Nasa deixaram de funcionar em 2011, o programa espacial russo Soyuz se encarregou do transporte dos astronautas americanos até a ISS. O administrador da Nasa, Charles Bolden, explicou que, com o contrato bilionário, esperam acabar com a dependência da Rússia para essas tarefas em 2017.

Nasa concede contrato bilionário de transporte espacial Nasa



O anúncio foi feito pelo administrador da Nasa no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no sul do país. A partir desse contrato, todo o processo de envio de astronautas e equipamentos para o espaço voltará para as mãos dos americanos e será desenvolvido com tecnologia dos EUA.

Calcula-se que o chamado "serviço de táxi" do programa espacial russo Soyuz custa mais de US$ 70 milhões para cada astronauta americano que é transportado até a ISS. Com a recuperação desses serviços, agora privatizados, a Nasa pretende ter capacidade para enviar seus primeiros astronautas em foguetes equipados com cápsulas espaciais em 2017.

Os lançamentos, segundo o anúncio, voltarão a acontecer no tradicional centro de Cabo Canaveral, na costa leste da Flórida, no caso da companhia Boeing através de sua cápsula espacial CST-100, e no da SpaceX mediante o foguete espacial Dragon.

Você pode gostar