Por leonardo.rocha

Ucrânia - Dezenas de manifestantes enfurecidos próximos ao Parlamento ucraniano cercaram um deputado proeminente de oposição nesta terça-feira e o jogaram dentro de uma lata de lixo, acusando-o de não apoiar leis que dariam um fim à turbulência no país. O incidente ocorreu com Vitaly Zhuravsky, um ex-membro do partido do presidente deposto Viktor Yanukovych.

Não ficou claro o que terifa feito Zhuravsky atrair a ira dos manifestantes, mas o episódio aconteceu antes de uma sessão em que os parlamentares ratificaram um acordo da Ucrânia com a União Europeia e apoiaram leis para dar um status especial a regiões controladas por separatistas.


"Vivemos em um país onde o sangue escorre por sua causa", gritavam os manifestantes que cercaram o lixo no qual o deputado, de 59 anos, foi jogado.

O voto pela ratificação, sincronizado por vídeo chat com o Parlamento Europeu em Estrasburgo e que contou com o apoio unânime dos 355 deputados, desenha uma nova linha sob a questão, que no ano passado provocou a crise ucraniana e resultou na derrubada de Yanukovych, na anexação da Crimeia pela Rússia e em uma guerra com os separatistas Rússia apoiados que já deixou mais de 3 mil mortos.

A votação de Kiev foi ovacionada pelo parlamento, que celebrou a data com o hino nacional. Em um discurso para os legisladores, o presidente Petro Poroshenko considerou a votação "um primeiro passo, mas muito decisivo" para levar a Ucrânia para mais perto da União Europeia.

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia, disse que aqueles que morreram durante os protestos e durante os combates no leste "deram suas vidas para que pudéssemos ter um lugar digno entre a família europeia."

"Desde a Segunda Guerra Mundial não houve uma única nação que pagou um preço tão alto pelo seu direito de ser europeu", disse ele.

Vitaly Zhuravsky%2C membro do Partido das Regiões%2C levado por uma multidão em fúria na UcrâniaReprodução Vídeo


Você pode gostar