Por leonardo.rocha

Israel - Um estudo feito por pesquisadores de Israel promete esquentar o debate sobre os benefícios e os malefícios do uso de adoçantes. A pesquisa divulgada nesta quarta-feira na revista "Nature", aponta que o uso do produto a longo prazo pode mudar a composição de bactérias boas no intestino e levar o usuário a ter diabetes.

Adoçantes podem predispor a diabetes em algumas pessoas, de acordo com estudo publicado na 'Nature' arquivo pessoal


Durante seu estudo, os cientistas observaram que os roedores alimentados a base de dietas com adoçante artificial mostravam um metabolismo energético alterado, segundo explicou em entrevista coletiva telefônica Elinav e seu colega, Eran Segal.

Apesar dos resultados, novos experimentos devem ser realizados com humanos para comprovar a alteração de taxas de açúcar no sangue, no caso, a intolerância à glucose. "Nosso estudo não é definitivo em sua conclusão para os humanos, mas revela que se trata de um assunto não resolvido e que deveria ser analisado de novo pois deixamos claro que os adoçantes podem ter um efeito diferente nas pessoas", acrescentou Elinav, que admitiu que após realizar seu estudo, optou por deixar de tomar café com adoçante.

O consumo destes adoçantes está estendido em produtos alimentícios e bebidas, como os refrigerantes dietéticos e sobremesas sem açúcar e são recomendados em dietas de emagrecimento e em tratamentos ou prevenção de desordens metabólicas. No entanto, os dados que respaldam seu consumo neste último estudo são limitados.

Você pode gostar