Por bferreira
Rio - Na cadeira de frente para o espelho, detalhes da vida pessoal surgem com frequência nas conversas entre cabeleireiro e cliente. Pensando nessa relação de confiança, a campanha ‘Cabeleireiros Contra Aids’ orienta os profissionais a falar sobre prevenção e combate ao preconceito. Nesta segunda-feira, Dia Internacional da Luta Contra Aids, 30 institutos de beleza espalhados pelo Brasil doarão parte de seus lucros à Sociedade Viva Cazuza, que cuida de crianças e adultos com HIV.
A iniciativa, da L’Oréal, existe no Brasil desde 2006 e envolve também o Ministério da Saúde. Esse ano, cerca de 200 cabeleireiros se colocaram à disposição. A diretora de Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal, Cristina Borges, explica que o envolvimento dessa categoria em especial está ligado à cumplicidade. “Eles são confidentes de clientes e têm a oportunidade de tocar nesse tema delicado com mais liberdade”, explica.
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Para que as informações que chegam aos clientes sejam seguras, a empresa organiza encontros entre educadores e cabeleireiros. Segundo a gerente de formação da L’Oréal, Claudia Faria, são palestras com vídeos institucionais e um ‘quiz’, que abordam a prevenção da Aids e o combate à discriminação.
“Oferecemos folhetos, que ficam nas bancadas dos salões e funcionam como um pretexto para o assunto começar,” afirma.
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Além de disseminar a importância da prevenção, com o uso do preservativo, a campanha angaria fundos para a Sociedade Viva Cazuza, no Rio de Janeiro, há pelo menos sete anos. A casa cuida de 24 crianças soropositivas em regime de internato e 190 adultos.
Mãe do cantor Cazuza e fundadora da sociedade, Lucinha Araújo diz que doações em dinheiro, remédios, roupas e alimentos (perecíveis e não perecíveis) sempre são bem-vindas. “Além da ajuda financeira, a campanha faz um trabalho preventivo. Temos que falar sobre o tema. Nos últimos tempos, passamos a receber mais bebês com o vírus HIV,” lamenta Lucinha.
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Os salões engajados
No Rio, nesta segunda-feira, destinarão parte da renda ao combate à Aids os salões Walter’s Coiffeur (Barra e Leblon), Care Body&Soul, Academia L’Oréal Rio e Instituto L’Oréal Professionnel. O badalado Rudi Werner, dono da rede Werner, também vai participar. Ele dará desconto de 20% nos cortes, das 14h às 19h de segunda , no salão da Rua Visconde de Pirajá, 559, Ipanema.
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Para ele, ainda existe muito preconceito com os portadores do vírus HIV. “Através da iniciativa, podemos levar informação a pessoas que não conhecem a doença”, diz Rudi. Ele conta que, a partir do momento que um cliente senta em sua cadeira, aquele tempo deve ser agradável. “Elas falam coisas que não têm coragem de falar para seus familiares”, revela.
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