Por clarissa.sardenberg
China - um menino de 8 anos portador do vírus HIV foi expulso de um vilarejo na China após uma votação feita pela população local. Cerca de 200 moradores pediram a saída da criança, identificada sob o peseudônimo Kunkun. Eles alegam "proteger a saúde dos habitantes", segundo o Global Times, nesta quinta-feira.
O caso está provocando comoção entre internautas na rede social Weibo (espécie de Twitter chinês). "Como ele pode ser tão negligenciado? É tão injusto", escreveu um internauta. Ao que outro respondeu: "A população chinesa não tem acesso a uma educação suficiente".
Publicidade
O menino contraiu o vírus durante a gravidez e sua mãe desapareceu assim que nasceu. Porém, só foi diagnosticado em 2011, quando, por sua vez, o pai o abandonou. Ao que tudo indica, o avô de Kunkun faz parte do grupo que pediu pela expulsão da criança do convívio com a comunidade.
Após o diagnóstico, Kunkun foi proibido de frequentar a escola. "Ninguém brinca comigo, faço tudo sozinho", disse em entrevista a um site chinês.
Publicidade
O líder do Partido Comunista tentou justificar a reação da comunidade local: "Ele é inocente, não é mais que um menino, mas o HIV e a Aids nos provocam medo". No pedido, os habitantes do vilarejo chamam a criança de "bomba relógio".